O que eu aprendi como maquiadora de noivas

Oi, gente! Pensei bastante em qual seria o primeiro post por aqui. Claro que nosso principal assunto será a maquiagem, mas porque não trazer uma visão diferente sobre o nosso trabalho? Afinal, 10 anos não são 10 dias, são tantas histórias, tantas situações que vimos e participamos que eu precisava compartilhar isso de alguma forma.

Nós, maquiadoras, temos um contato muito próximo das noivas, especialmente no grande dia. Isto me proporcionou acompanhar de perto várias histórias, algumas bem diferentes, outras mais tradicionais. Mas todas têm em comum aquele desejo de dar o pontapé inicial em suas vidas compartilhando sua felicidade com as pessoas queridas, família, amigos e pessoas especiais que surgem ao longo do caminho. Neste processo, atendi noivas em tantos lugares! Além da minha cidade, atendi no interior do estado, e fora do estado também. Vocês não tem noção de tudo que vemos quando viajamos a trabalho.

Então, o que eu aprendi ao longo destes anos? Bem, acho mais fácil fazer uma lista, porque o aprendizado foi realmente incrível neste tempo todo:

Viva o seu momento

Eu nem preciso dizer a vocês como o casamento é um momento único. Então, fique atenta ao pedir e ouvir opiniões externas, mesmo que seja de pessoas íntimas como família e amigas. Não é incomum ver noivas abrindo mão de certas escolhas para agradar mães, sogras, avós e outras pessoas. Elas são importantes e devem ser respeitadas, mas colocar limite nas opiniões vai ser muito importante se você quer que o seu sonho seja realizado, e não os de outras pessoas.

A vida de casado começa antes do casamento

Este é um ponto que pode causar polêmica e discussões. Mas, gente, se o casal não estiver alinhado desde o início, o casamento já vai começar em risco. Vida a dois exige renúncia, acordos e principalmente: parceria! Infelizmente vi casamentos durarem pouquíssimo tempo graças a esta falta de alinhamento. O noivado é o momento de alinhar expectativas, sonhos e saber os limites de cada um. Usem este período com sabedoria.

O amor tudo suporta

A Palavra de Deus, no livro de 1 Coríntios 13:4-7 inicia dizendo: “O amor é paciente, o amor é bondoso.” e finaliza nos falando: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.“. Gente, não é romantismo, é a realidade. São tantas coisas que podem atrapalhar a vida de um casal que se não houver um amor verdadeiro, que tudo espere e tudo suporte, nos primeiros contratempos a ideia de desistir de tudo vai surgir. Em um mundo que diz que “seja eterno enquanto dure”, se manter firme no propósito do casamento é um ato de resistência.

O mundo é muito maior que a nossa bolha

A gente só se dá conta do quanto vivemos em nossas bolhas quando conhecemos realidades tão diferentes que seria impossível imaginar por conta própria. Entre meus amigos e família eu jamais teria oportunidade de conhecer pessoas que moram em comunidades dos tipos mais variados, desde religiosas até as rurais. Configurações familiares tão diferentes das tradicionais. Pessoas com diferentes necessidades e limitações. Em todas estas interações, houve um aprendizado, algo que trouxe para minha vida e guardo até hoje. Ajudam a pensar na vida de outra forma, expande nossas mentes e nos traz a empatia necessária para lidar com tantos seres humanos únicos e especiais, cada um do seu jeitinho.

A importância do coadjuvante

Todos somos heróis de nossas próprias histórias. Mas já parou para pensar que você é o coadjuvante na história de todas as outras pessoas? Não falo apenas como prestadora de serviço, falo na vida mesmo. As pessoas estão lutando pelos seus sonhos, por seus objetivos. Neste processo, várias vêm e vão. Algumas são colocadas para ajudar, outras são desafios e algumas são obstáculos mesmo. É importante compreender quando ser um bom coadjuvante e ajudar a estrela do dia a atingir seus objetivos.

Nestes 10 anos eu vi e vivi tantas coisas que este post se tornaria um livro fácil, fácil. Mas acredito que eu tenha conseguido sintetizar um pouco das principais lições que aprendi durante este tempo maquiando noivas.

Se eu pudesse dar apenas um conselho a todas as noivas seria: acalmem seus corações. Eu sei que é difícil controlar a ansiedade. Mas acredite, já vi desde casamentos grandes com um super planejamento precisar de ajustes de última hora quanto casamentos feitos com bastante improviso terminarem bem. No final, o objetivo é compartilhar sua alegria e claro, realizar um desejo que será único na vida. Se você soube escolher bem seus fornecedores, todos têm consciência da importância e da responsabilidade em seus trabalhos.

É isso, gente! Espero que tenham gostado, e vejo vocês nas próximas postagens. Então, fica ligadinha e vem comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *